quinta-feira, 28 de julho de 2016

7. Sem pena

"Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente".

Direção e montagem: Eugenio Puppo

http://www.sempena.com.br/

Façam seus comentários até 15/08


quinta-feira, 21 de julho de 2016

Suspensão da aula de hoje

Caras e caros,

Infelizmente teremos que suspender a aula de hoje, pois tive um imprevisto que me impossibilitará de chegar a tempo em SBC. Peço desculpas.
O cronograma dos seminários será alterado, ficando a apresentação desta semana adiada para semana que vem e assim sucessivamente.
Aproveitem este tempo para consultar o material da postagem 6.

Atenciosamente.

terça-feira, 19 de julho de 2016

6. Violência policial

O tema da violência policial será especialmente abordado na aula desta semana e para isso sugiro a consulta ao material presente no link abaixo:

Violência policial: uso e abuso

Façam seus comentários a partir de pelo menos um dos artigos ou de algum dos debates em vídeo (até o dia 10/08).


Delinquência e ilegalidade

A aula desta semana terá como tema a gestão dos ilegalismos, conforme a proposta de Foucault apresentada em seu livro Vigiar e Punir: “A penalidade seria então uma maneira de gerir as ilegalidades, de riscar limites de tolerância, de dar terreno a alguns, de fazer pressão sobre outros, de excluir uma parte, de tornar útil outra, de neutralizar estes, de tirar proveito daqueles. Em resumo, a penalidade não 'reprimiria' pura e simplesmente as ilegalidades; ela as 'diferenciaria', faria sua 'economia geral'”.

Para expor essa perspectiva, utilizarei a tese da professora Alessandra Teixeira da UFABC sobre a gestão dos ilegalismos no Brasil contemporâneo.

Link para a tese da professora:


terça-feira, 12 de julho de 2016

5. Screamers

Screamers, um documentário sobre genocídio apresentado pela banda System Of A Down. Dirigido por Carla Garapedian, o filme traça a história do genocídio e da negação do genocídio através das atrocidades na Arménia, o holocausto, Camboja, Bósnia, Ruanda e Darfur.

Ative as legendas nas opções do player do Youtube, embaixo à direita.

Este documentário foi mencionado durante o último seminário pelo Dario, a quem agradeço.

Postem seus comentários até o dia 31/07.


sexta-feira, 1 de julho de 2016

4. Elefante (Gus Van Sant, USA, 2003)


Um dia aparentemente comum na vida de um grupo de adolescentes, todos estudantes de uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam, em casa, a chegada de uma metralhadora semi-automática, com altíssima precisão e poder de fogo. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma grande tragédia (Fonte: Adoro Cinema).

Façam seus comentários até o dia 31/07